EXTRATO INSS

Atualizado: 10 de set. de 2020




CNIS - EXTRATO PREVIDENCIÁRIO


Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS - EXTRATO PREVIDENCIÁRIO, demonstram toda a situação do trabalhador junto à Previdência Social.

Constam os dados cadastrais, as empresas onde trabalhou, os meses das contribuições e os salários de contribuição.


PROVA DE FILIAÇÃO À PREVIDÊNCIA SOCIAL


Os dados do CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição. (Art. 19, Dec.3048/99)


CONTROLE DE CONTRIBUIÇÕES


O extrato do INSS possibilita o controle do trabalhador, para saber se a empresa está repassando a contribuição mensal ao INSS e também se está fazendo corretamente todos os recolhimentos.

Quem paga os carnês (Guia da Previdência Social-GPS), também tem condições de conferir todas as contribuições.

Conferindo todos os registros da carteira de trabalho e todas as contribuições feitas com o carnê do INSS dá pra saber se há algum período para contribuir e se está próximo ou não de se aposentar.


CORREÇÃO DAS INFORMAÇÕES


O segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes. (Art. 19 §1º, Dec. 3048/99)

Isso significa que o segurado poderá solicitar a correção das informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos que comprovam os dados que estão diferentes.


SOLICITAÇÃO DO CNIS


O CNIS é fornecido pelo INSS, nas agências da Previdência Social ou no site (meu.inss.gov.br).








7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
580b57fcd9996e24bc43c543.png