EXTRATO INSS
Atualizado: 10 de set. de 2020

CNIS - EXTRATO PREVIDENCIÁRIO
Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS - EXTRATO PREVIDENCIÁRIO, demonstram toda a situação do trabalhador junto à Previdência Social.
Constam os dados cadastrais, as empresas onde trabalhou, os meses das contribuições e os salários de contribuição.
PROVA DE FILIAÇÃO À PREVIDÊNCIA SOCIAL
Os dados do CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição. (Art. 19, Dec.3048/99)
CONTROLE DE CONTRIBUIÇÕES
O extrato do INSS possibilita o controle do trabalhador, para saber se a empresa está repassando a contribuição mensal ao INSS e também se está fazendo corretamente todos os recolhimentos.
Quem paga os carnês (Guia da Previdência Social-GPS), também tem condições de conferir todas as contribuições.
Conferindo todos os registros da carteira de trabalho e todas as contribuições feitas com o carnê do INSS dá pra saber se há algum período para contribuir e se está próximo ou não de se aposentar.
CORREÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes. (Art. 19 §1º, Dec. 3048/99)
Isso significa que o segurado poderá solicitar a correção das informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos que comprovam os dados que estão diferentes.
SOLICITAÇÃO DO CNIS
O CNIS é fornecido pelo INSS, nas agências da Previdência Social ou no site (meu.inss.gov.br).